sábado, 14 de abril de 2012

Super tutorial de como fazer cenários fodões duMath -q

Uma vez eu fiz uma postagem respondendo algumas perguntas, e lá eu falei brevemente sobre como eu faço meus cenários. Por causa disso várias pessoas aprenderam a fazer cenários igual eu o3o mas ainda tem gente que me pergunta, e pede pra eu mostrar como eu faço -q

Por isso eu resolvi fazer esse tutorial explicando, é bem fácil de fazer =3

Pra começar, todo mundo pergunta que programa eu uso o.o e eu desenho tudo no paint mesmo -q
Mas pra dar aqueles efeitos, eu uso o Photofiltre, e é isso que eu vou ensinar a fazer agora.







Eu uso texturas pra dar aqueles efeitos no chão e nas paredes, e vocês podem encontrar texturas em qualquer lugar no google -q eu vou usar duas texturas quaisquer só pra poder demonstrar aqui, as que eu escolhi foram essas:




Ah, e não importa que cor que as texturas sejam, porque você vai ajustar a cor mais tarde. Mas se quiser deixá-las em preto e branco como nas fotos acima, é só você diminuir a saturação usando o próprio Photofiltre.

Depois que você já tem as texturas que você vai usar, desenhe normalmente o cenário no paint, da forma que você quiser. Eu vou fazer um cenário de um quarto pra demonstração, por isso desenhei apenas um chão e uma parede:




Bom...

Depois de desenhar, você cola a imagem no Photofiltre, então usando aquela ferramenta da varinha mágica


Você seleciona apenas a área em que você quer aplicar a textura.

Com a área selecionada, você vai na ferramente "PhotoMasque". O meu PhotoFiltre é em inglês o3o por isso eu não sei qual é o nome da ferramenta em português -q Mas é esse iconezinho aqui:


Vai abrir essa janela:


Você abra a textura que você salvou e ajusta a cor e opacidade da maneira que você acha que fique melhor. Não tem um jeito fixo de eu fazer isso o.o eu vou vendo de um jeito que eu acho que fique bom. 

Depois você pode escolher me baixo entre "Stretch mask" e "Tile mask", o primeiro faz a imagem cobrir toda a área selecionada, o segundo faz a imagem ficar uma do lado da outra no seu tamanho original, você escolhe qual é melhor pra você =3

Depois de fazer isso em todas as áreas que você quer aplicar a textura, vai ficar uma coisa mais ou menos assim:


Depois de feito isso é só você adicionar os elementos do cenário. Eu prefiro colocar a textura primeiro pra depois colocar os elementos, pra mim é bem mais fácil o.o

Depois de tudo colocado, vai ficar algo assim:




Agora vem a segunda parte da montagem -q

Muita gente pergunta aonde eu acho aqueles sprites de objetos que eu uso nas tiras o3o

Eu simplesmente procuro por mini gifs no google -q fica bem mais fácil você procurar por coisas específicas, pra esse cenário por exemplo, eu procurei por mini gifs de brinquedos.

E a segunda coisa que me perguntam é como eu faço aqueles posteres que eu coloco as vezes na parede.

Eu pego imagens no google e ajusto o tamanho também no Photofiltre =]


Depois de colocar tudo, o cenário vai ficar assim:


Viram, não é uma coisa tão difícil u_u' -q

E esse foi o super tutorial de como fazer cenários fodões duMath =D

Se alguém quiser que eu ensine a fazer mais alguma coisa, é só pedir aí ._.

Só por favor, não peçam pra eu "ensinar a desenhar", eu já falei que isso é meio que impossível D: -q

35 comentários:

  1. legal Math, vou mostrar alguns fundos meus da uma olhada, file:///C:/Documents%20and%20Settings/Windows/Meus%20documentos/Minhas%20imagens/fundos.PNG
    Espero que goste deles :D
    A unica coisa que eu não fiz foi efeitos no chão na parede etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o3o você tem que hospedar num lugar pra eu poder ver, se tá no seu pc então não vai dar pra eu ver D: -qqqq
      (eu ri do Felipe -q)

      Excluir
    2. LOL!!!
      uma dica: http://imageshack.us

      Excluir
    3. merda .______________________________.



      foi mal nem notei isso *pface*

      agora sim:http://desmond.imageshack.us/Himg708/scaled.php?server=708&filename=fundosn.png&res=landing
      hospedei no ImageShak

      Excluir
  2. Respostas
    1. É de gratis =3!
      Bom, aí depende o.o tem um q eu baixei uma vez q era pago, acho q era Photofiltre studio x, ou algo assim, mas esse q não é pago eu acho bom o3o

      Excluir
    2. é gratuito só basta procurar no baixaki

      Excluir
    3. O meu é o studio x T-T
      é gratuito pra testar o3o

      Excluir
    4. @Clara-chan - Quando eu usava o Orkut (oh God... Why?) eu vi uma comunidade chamada Tudo para photo filtre,e la tem uma das chaves,depois de digita-la voce podera usar até Chessuz voltar a Terra '-'

      Excluir
  3. Tutorial básico e fácil!
    É bem prático e util para quem está fazendo tiras

    ResponderExcluir
  4. Ensina a desenhar '3' Eu num sei -q

    ResponderExcluir
  5. Ja sabia que nao era muito dificil, apenas nao sabia como por a textura como a do chao porque nao tou acostumado a programas de desenho -q

    ResponderExcluir
  6. Math responde um negocio tem nada ver com post tipow se eu manda fantira elas vao ser postadas com os fanarts?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. queria aprender a fazer os zoiões do último estilo

    ResponderExcluir
  9. eu acho que eu tenho esse programa no meu notebook que ta em manutenção
    mas eu só quero aprender,a como colocar brilho no cabelo dos personagens

    ResponderExcluir
  10. Math, eu não acho mini gifs de One Piece, podia você pesquisar e depois me enviava o link? Obrigada '3'

    ResponderExcluir
  11. ficou muito bom o tutorial =3
    ah, math, posso te adicionar no msn? o3o

    ResponderExcluir
  12. mais fácil do q eu pensava. o.o' vou treinar um pouco pra ver como fica. =] vlw math.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Eu pensei que fosse dificil pra caramba, mas seguindo os passos fica facinho *-*
    Com esse tutorial vou tentar melhorar meus cenários, já que antes eu não sabia como fazer o chão, agora sim =D

    ResponderExcluir
  14. Math, eu queria fazer parceria ao Blogui du Math
    Mas eu tbm já mandei um e-mail e deu no mesmo u_u


    PS:Me adiciona no MSN

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SEMPRE MODERADOS

ANTES DE COMENTAR LEIA AS REGRAS:

1- Vai comentar merda, xingar, ofender ou trollar?

Perdeu seu tempo, amiguinho, comentários desse tipo não serão nem ao menos lidos,começou falando merda = botão de excluir ;D

Críticas são sempre bem-vindas, mas eu acho que todos sabemos a diferença entre uma CRÍTICA e uma ofensa, certo, amiguinho? ^^

2- Acha que o blog não está bom ou já esteve melhor?

O direito é todo seu.

Mas por mais que VOCÊ não goste, ainda tem mais um montão de gente que goste ;)

Então não há necessidade de ficar anunciando que vai sair ou que o blog não está do seu agrado ^^ Aqui não é jornal para ficar se anunciando coisas, certo? ^^

Se não está gostando do blog, do lado direito da tela há outras sugestões que você pode ou não gostar ;D

3- Vamos manter o respeito com os autores e com os outros leitores que estão comentando aqui, certo?

Aqui não é o blog da mãe joana e eu não vou aceitar mais qualquer tipo de comentário.

Vamos manter um certo nível.